DE ONDE VEM A MATÉRIA PRIMA USADA NA FABRICAÇÃO DOS MÓVEIS?
E QUAL É A MADEIRA MAIS USADA? | postado em 07/06/2022
Entre 70 e 200 anos atrás, diferentes madeiras eram utilizadas para a construção civil, fosse para o comércio, para a infraestrutura das cidades ou residências. Aquelas madeiras conhecidas como resistentes eram derrubadas, a fim de garantir a durabilidade e a qualidade das edificações. Eucalipto, peroba rosa, ipê, jacarandá, cerejeira, braúna, carvalho eram as mais usadas.
É necessário ser sustentável para garantir o futuro das próximas gerações. Novas formas de construção e novas tecnologias trouxeram novas oportunidades para a Arquitetura e a Decoração, as quais passaram a se basear no passado para trazerem novidades. E, assim, a mistura do antigo e do novo passou a ser vista na combinação de móveis rústicos com casas e comércios modernos.
Umas das formas encontradas para manter o estilo e a qualidade atualmente foi a reutilização dessas mesmas madeiras. Isso também significou demolir aquelas casas antigas para aproveitar o que elas ainda tinham de matéria-prima.
Uma das madeiras de demolição mais utilizadas atualmente é a PEROBA ROSA , sendo diversa por suas diferentes tonalidades e possibilidades de tratamento. Diferentes móveis, revestimentos e painéis podem ser criados a partir dela, fazendo com que a peroba rosa seja uma das mais procuradas.
Comprar um móvel rústico feito a partir da madeira de demolição é manter o estilo sem renunciar à durabilidade e qualidade. É desestimular o desmatamento ilegal e desenfreado. É ter patrimônio.
Quanto mais velha, melhor é a madeira de demolição. Isso porque é com o tempo que ela deixa de ressecar, empenar e envergar. No entanto, isso não a exime de alguns cuidados. Como são peças antigas, podem chegar até o mercado com muitos furos de pregos, ranhuras e bitolas diferentes, que são marcas naturais das madeiras de demolição. Por isso, ela passa por um processo longo de limpeza para iniciar a fabricação do seu móvel.
